Notícias

por Comunicação — última modificação 23/07/2021 09h18
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Com planejamento realizado com sucesso em 2021, Câmara de Vereadores devolve R$ 120.000,00 à Prefeitura Municipal de Pinhão.

por Danieli — publicado 25/11/2021 17h10, última modificação 14/12/2021 16h00
Segundo a Mesa Diretora, está é apenas uma parte do total que será devolvido à Prefeitura ainda este ano, o restante será de aproximadamente 700.000,00 reais.
Com planejamento realizado com sucesso em 2021, Câmara de Vereadores devolve R$ 120.000,00 à Prefeitura Municipal de Pinhão.

Vereadores, Prefeito e Vice Prefeito Municipal

Nesta semana, dia 23 de novembro de 2021, o Presidente da Câmara Vereador Israel de Oliveira Santos (PT) e o Vereador Edson Adrian Pereira (PSB) oficializam a entrega do valor de 120.000,00 reais aos cofres da Prefeitura Municipal de Pinhão, este que é um adiantamento do valor total que a Câmara ainda devolverá, mas que precisa do fechamento das contas para concluir a devolução. 

O valor já tem destino definido pelo Executivo Municipal, será utilizado para reformas em geral, pintura e colocação de tela de proteção na quadra esportiva da Escola Nossa Senhora do Rocio, construção de vestiário na Arena do Bairro Lindouro e aquisição de TVs para o espaço onde ocorrem os jogos de Bolão no Complexo Esportivo Rubens Spengler.

Segundo a Mesa Diretora da Câmara, está é apenas uma parte do total que será devolvido à Prefeitura ainda este ano, o restante será de aproximadamente 700.000,00 reais e a princípio tem sua devolução programada para acontecer a partir do dia 15 de dezembro de 2021.

Nelson representante do MST, fala sobre as Campanhas de arrecadação e doação de alimentos realizadas durante a Pandemia.

por Danieli — publicado 24/11/2021 12h50, última modificação 24/11/2021 13h06
Está será a 4ª Campanha realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST desde o início da Pandemia, já foram arrecadadas e doadas pelo movimento nos Munícipios de Pinhão e Guarapuava mais de 120 toneladas de alimentos.
Nelson representante do MST, fala sobre as Campanhas de arrecadação e doação de alimentos realizadas durante a Pandemia.

Representante do MST Nelson

Ao fazer uso da Tribuna, na Sessão Ordinária de 22 de novembro de 2021, Nelson Preto (como é conhecido) fala sobre as campanhas de arrecadação de alimentos realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST durante a Pandemia.

Nelson explica que a 4ª Campanha, será realizada no dia 17 de dezembro de 2021, contando com a participação dos acampamentos, assentamentos e comunidades de posseiros do Município de Pinhão, e que a arrecadação chegará em torno de mais 20 toneladas de alimentos.  Lembrando, que através das campanhas anteriores que abrangia também o Município de Guarapuava, já foram doadas mais de 120 toneladas de alimentos.  

A campanha do dia 17 de dezembro, contará também com a presença do Desembargador de Justiça do Estado do Paraná e com uma celebração proferida pelo Bispo Dom Hamilton, diz Nelson Preto, e aproveita para convidar os vereadores para participarem juntos “(...) pra ta junto com nós num momento tão difícil que enfrenta o mundo, o país, o nosso município Pinhão, que onde o povo passa fome e nós trabalhadores do campo tamo distribuindo um pouco do que nós temos. ”  

Câmara recebe proprietário de Parque de Campos do Jordão-SP – Walter Vasconcellos fala da importância do Jardim Botânico de Faxinal do Céu.

por Danieli — publicado 24/11/2021 11h20, última modificação 24/11/2021 11h27
Destaca a importância de Faxinal do Céu, não só para a região, mas para outros parques, jardins no Brasil e para a área botânica como um todo.
Câmara recebe proprietário de Parque de Campos do Jordão-SP – Walter Vasconcellos fala da importância do Jardim Botânico de Faxinal do Céu.

Walter Vasconcellos

Na sessão do dia 22 de novembro, o empresário Walter Vasconcellos convidado pelo Presidente Israel de Oliveira Santos (PT) fez uso da Tribuna, falando em nome de um grupo de onze parques pelo Brasil, diz terem ficado muito preocupados ao receberem a notícia de que a área de Faxinal do Céu corre o risco de ser desativada e vendida pela Copel, pois consideram Faxinal do Céu um patrimônio muito importante, botânico e até mesmo cultural.

Através de sua fala, Walter Vasconcellos deixa a seguinte mensagem: “Lutem por Faxinal do Céu, vocês não podem perder aquilo, aquilo não pode virar uma propriedade particular, aquilo não pode virar um condomínio, aquilo é um bem da cidade de Pinhão, um bem do Paraná e é um bem do Brasil. O patrimônio botânico que vocês têm dentro do jardim botânico de Faxinal do Céu é único, e se alguém hoje tentasse reproduzir aquilo ia ter que gastar muitos milhões e muitos anos pra conseguir repetir o que vocês já têm, o que já é de vocês e já está no território do Município. ”

O empresário, juntamente com o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos, Vereador Edson Adrian (PSB) e Nara Coelho do Jornal Fatos do Iguaçu, também cumpriu agenda na manhã do dia 23 de novembro, com o Prefeito Municipal José Vitorino Prestes (PSB).   

Câmara homenageia João Maria Siqueira Rocha, pelos anos de Serviço Público prestados ao Município de Pinhão.

por Danieli — publicado 23/11/2021 17h55, última modificação 24/11/2021 11h17
Câmara homenageia João Maria Siqueira Rocha, pelos anos de Serviço Público prestados ao Município de Pinhão.

Vereadora Luzyanna e João Maria Siqueira Rocha

A Câmara de Vereadores de Pinhão por iniciativa da Vereadora Luzyanna Rocha Tavares (PSD), realizou na Sessão do dia 22 de novembro de 2021, a entrega da Moção de Congratulação ao Senhor João Maria Siqueira Rocha, funcionário público municipal que se dedicou ao serviço público por 35 anos, destes, 31 anos cedido ao Governo Estadual trabalhando na ADAPAR-PR (antiga SEAB) na unidade de Pinhão.

Nas palavras da Vereadora Luzyanna “Eu queria parabenizar em nome da Câmara, em nome do IDR – Paraná (antiga EMATER) (...), de todos os funcionários da ADAPAR (...), e dizer que pra nós João, é um motivo de muito orgulho, dizer que você foi nosso colega, durante esses 35 anos de funcionalismo e durante esses 31 anos cedido para o Governo do Estado. ”

E em reconhecimento à trajetória do Senhor João Maria Siqueira Rocha como servidor público, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores presentes.

Câmara realiza Sessão Descentralizada

por Danieli — publicado 08/11/2021 14h20, última modificação 08/11/2021 15h09
No sábado dia 06 de novembro de 2021, aconteceu a primeira Sessão Descentralizada desta Legislatura, na Escola Nossa Senhora do Rocio, Comunidade do Rocio.
Câmara realiza Sessão Descentralizada

Sessão na Comunidade do Rocio

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o Legislativo da Comunidade, dando voz as demandas locais, é que a Mesa Diretora (biênio 2021-2022) retoma as Sessões Descentralizadas, estas, previstas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e que já eram realizadas em Legislaturas anteriores, sendo as últimas nos anos de 2009 e 2010.

A Sessão realizada nesse modelo foi muito bem vista pelos presentes, tendo uma ampla participação não só da Comunidade do Rocio, como das comunidades vizinhas. Nas palavras do Senhor Sebastião Borges morador da Comunidade de Três Barras, “Levar a Câmara de Vereadores até as comunidades, isso aí é uma coisa muito importante que vocês fizeram, de descentralizar os trabalhos de vocês, para o povo ficar sabendo do trabalho do Vereador que é eleito pelo povo. ”. 

Na ocasião, foi aberta a palavra para os representantes das comunidades, os quais fizeram suas colocações e reivindicações. Todos os Vereadores presentes ao fazerem uso da tribuna, também destacaram a importância de a Câmara estar proporcionando momentos como este. O Presidente da Câmara Vereador Israel de Oliveira Santos (PT), diz estar muito feliz com a recepção que vereadores e funcionários da Câmara tiveram neste sábado, destaca mais uma vez, a importância dessa retomada das sessões nesse modelo descentralizado, e que a participação da Comunidade é essencial para o trabalho que realizam no Legislativo.

A proposta é que a partir de agora, as Sessões Descentralizadas sejam realizadas uma vez ao mês.

A gravação da Sessão está disponível no YouTube:  <<https://www.youtube.com/watch?v=zKrBDIkIM_c>>

Câmara Municipal de Pinhão retoma as Sessões Descentralizadas

por Danieli — publicado 03/11/2021 09h55, última modificação 03/11/2021 17h57
A primeira Sessão Descentralizada será realizada na Escola Nossa Senhora do Rocio, Comunidade do Rocio, dia 06 de novembro, às 14h30min.
Câmara Municipal de Pinhão retoma as Sessões Descentralizadas

Convite Sessão Descentralizada

A Câmara Municipal de Pinhão retoma as Sessões Descentralizadas, com objetivo de aproximar o Legislativo da Comunidade, dando voz as demandas locais e exercendo dessa forma, o papel de uma Câmara educativa e democrática, ampliando e fortalecendo cada vez mais, os espaços de discussão e de participação política.  

Está retomada já era proposta da Mesa Diretora desde janeiro de 2021, mas estava condicionada ao advento da COVID 19. A partir de agora, será realizada uma sessão ao mês neste modelo descentralizado, as quais seguirão para o ano de 2022.

Participe desta primeira Sessão Descentralizada que será na Escola Nossa Senhora do Rocio, Comunidade do Rocio, dia 06 de novembro, às 14h30min.

Sessão da Câmara teve vários projetos em pauta

por Danieli — publicado 26/10/2021 17h10, última modificação 24/11/2021 11h23
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda, 25 de outubro, trouxe vários projetos, anteprojetos e indicações de interesse público.
Sessão da Câmara teve vários projetos em pauta

Mesa Diretora em 25/10/2021

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda, 25 de outubro, trouxe vários projetos, alguns bastante polêmicos, inclusive já tendo sido pauta de Audiência Pública realizada no dia 14 de outubro.

Entre os anteprojetos e projetos que entraram em votação, dois deles não foram aprovados pela maioria dos Vereadores, que tratam da suspensão do reajuste dos Servidores Públicos Municipais, o Projeto Substitutivo nº 1142 de 2021 e o Anteprojeto de Lei nº 1142 de 2021.

Foram aprovados o Projeto de Lei do Legislativo nº 23 de 2021, que dispõe sobre a suspensão parcialmente até 31/12/2021 dos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores do Município de Pinhão, e Projeto de Lei do Legislativo nº 21 de 2021 que suspende até 31/12 a concessão da reposição inflacionária aos Servidores do Poder Legislativo, neste caso, com o compromisso de ser retomado em janeiro de 2022 e já com a correção inflacionária.

Ainda houveram várias indicações de interesse público e entrou para discussão e primeira votação o Anteprojeto de Lei nº 1143 de 2021, que trata da regulamentação da gratificação de função no quadro geral dos servidores do Município de Pinhão.

Para mais informações a respeito das matérias acesse: https://sapl.pinhao.pr.leg.br/sessao/34

Câmara realiza Audiência Pública para tratar de assuntos de interesse dos Servidores Municipais

por Danieli — publicado 15/10/2021 16h05, última modificação 15/10/2021 16h28
Foram discutidas a suspensão do reajuste do salário dos servidores, bem como a questão das concessões de FGs (função gratificada) no âmbito da administração municipal.
Câmara realiza Audiência Pública para tratar de assuntos de interesse dos Servidores Municipais

Plenário da Câmara Municipal de Pinhão

Na noite de ontem, 14 de outubro de 2021, aconteceu a Audiência Pública para discutir o Anteprojeto de Lei 1.142/2021 que prevê a suspensão do reajuste do salário dos servidores, bem como o Anteprojeto de Lei 1.143/2021 das concessões de FGs (função gratificada). Dois assuntos polêmicos que afetam diretamente os mais de 1000 (mil) servidores no âmbito da administração municipal.

Estiveram presentes e puderam fazer seus questionamentos e colocações, os representantes do Executivo Municipal, do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (SIFUMPI), Vereadores e os Servidores Públicos que participaram também pelas redes sociais.

A partir do debate ficou acordado que a Câmara Municipal aguardará uma revisão do projeto que prevê a suspensão do reajuste, e também seguirá com as discussões nas comissões a respeito das concessões de FGs (função gratificada).    

Nesse sentido, a Câmara Municipal tem como objetivo democratizar o debate, dando voz aos interessados, através da criação de mais espaços de discussão como este.

CONVITE - Audiência Pública

por Danieli — publicado 07/10/2021 14h35, última modificação 07/10/2021 14h59
CONVITE - Audiência Pública

Convite Audiência Pública

A Câmara Municipal de Pinhão, através do Presidente Israel de Oliveira Santos, convida os servidores públicos municipais, Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (SIFUMPI) e Executivo Municipal para participarem da Audiência Pública para tratar da suspensão do reajuste do salário dos servidores, bem como das concessões de FGs (função gratificada) no âmbito da administração municipal.

A se realizar no dia 14 de outubro de 2021, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Pinhão.

Câmara aprova PPA – Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025.

por Danieli — publicado 05/10/2021 15h50, última modificação 05/10/2021 15h53
Câmara aprova PPA – Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025.

Plenário da Câmara Municipal de Pinhão

Em Sessão Extraordinária realizada no dia 04 de outubro de 2021, os Vereadores aprovaram em única discussão e única votação o Anteprojeto de Lei Nº 1.140/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025.

O PPA – Plano Plurianual, é um importante documento da gestão pública que traz uma visão estratégica, traçando diretrizes, objetivos e metas a serem realizadas pelo governo municipal nos próximos quatro anos. Dessa maneira, deve ser elaborado no primeiro ano do atual mandato, ficando vigente do segundo ano até o primeiro ano do próximo mandato.

O Anteprojeto Lei pode ser acessado na integra através: <<https://sapl.pinhao.pr.leg.br/materia/401>>

Câmara recebe as Inova Girls (as estudantes Odaiana, Pâmela e Roberta)

por Danieli — publicado 05/10/2021 14h35, última modificação 05/10/2021 14h44
Estudantes do Colégio Izaltino R. Bastos apresentam seus projetos de Programação e Robótica.
Câmara recebe as Inova Girls (as estudantes Odaiana, Pâmela e Roberta)

Vereadores, Professor João Manuel e as Inova Girls

Na Sessão Ordinária de 04 de outubro de 2021, a convite do Presidente Israel de Oliveira Santos (PT), a Câmara recebe as Inova Girls (Odaiana Keuri Jocoski, Pâmela Raissa Cordeiro e Roberta Oliveira Serápio) “Nós somos 3 meninas poderosas com ideias inovadoras e uma vontade: mudar o mundo! ” (Biografia Inova Girls Instagram). Acompanhadas pelo professor João Manuel de Lima as estudantes do 1º Ano do Colégio Izaltino Rodrigues Bastos, da localidade de Faxinal dos Ribeiros, apresentaram seus projetos de Programação e Robótica.

Tudo começou em 2019, como explica o Professor João Manuel, a partir de um projeto de robótica e programação utilizando uma plataforma chamada Arduino, como o Colégio contava com apenas um kit, conta o professor, ele teve que selecionar alguns alunos e entre os que persistiram estão as Inova Girls, três estudantes do interior do Município de Pinhão que mesmo enfrentando as maiores dificuldades, inclusive da falta de acesso a computadores e internet, não desistiram de seus sonhos, demonstrando muito interesse e força de vontade.

Dessa forma, participaram do Educatech ocorrido no Shopping Cidade dos Lagos em Guarapuava em 2019, e dentre 39 (trinta e nove) projetos ficaram entre os 10 (dez) melhores, depois na Faculdade Campo Real entre os 5 (cinco) melhores. Hoje elas estão trabalhando em um projeto da Samsung intitulado Solve for Tomorrow - Respostas para o amanhã <<https://respostasparaoamanha.com.br/>>, que busca soluções para problemas cotidianos através da ciência e tecnologia. Nesse sentido, as estudantes desenvolveram um protótipo chamado Lixeira Inteligente, que como explicaram as estudantes tem como objetivo ajudar crianças, deficientes visuais e auditivos a realizarem o descarte correto do lixo, através da  interação com o usuário por meio de uma tela e efeitos sonoros, e o reconhecimento do lixo será feito através de sensores capacitivos e indutivos.  

Na ocasião, por inciativa do Vereador Jean Henrique Costa Dellê (MDB) e assinadas pelos demais Vereadores e Vereadora presentes, as estudantes e o professor receberam Moções de Congratulações em reconhecimento por esse brilhante e inovador trabalho.   

A apresentação das Inova Girls pode ser acessada na integra através: <<https://www.youtube.com/watch?v=U4E4bWUK7ts>> iniciando em 51:16. 

Câmara de Vereadores homenageia a professora Judith Aparecida Dambroski Boryça

por Danieli — publicado 05/10/2021 10h20, última modificação 05/10/2021 11h28
Pelos anos de dedicação na área de educação do Município de Pinhão, em especial na Escola Nova Divinéia, onde atuou por aproximadamente de 30 anos.
Câmara de Vereadores homenageia a professora Judith Aparecida Dambroski Boryça

Vereadores e homenageada professora Judite

Na noite de ontem, 05/10/2021, por iniciativa do Vereador Edson Adrian Pereira (PSB), foi realizada a entrega da Moção de Congratulação à professora Judith Aparecida Dambroski Boryça, pelos anos de dedicação na área de educação do Município de Pinhão, em especial na Escola Nova Divinéia, onde atuou como professora e depois diretora, por aproximadamente 30 anos.

Tendo atuado como diretora da Escola Nova Divinéia por 29 anos, a Professora Judith é reconhecida por toda a comunidade, todo esse reconhecimento é transmitido em palavras através da leitura feita pelo Vereador Edson Adrian de uma carta da Comunidade de Nova Divinéia em homenagem a professora.

“É com muita alegria que hoje estamos aqui para lhe prestar essa homenagem de carinho e gratidão, a você que dedicou sua vida à Escola Nova Divinéia e desejar as maiores felicidades nessa sua nova etapa de vida”. (Trecho da carta da Comunidade de Nova Divinéia à professora Judith).

Em reconhecimento à trajetória da professora Judith Aparecida Dambroski Boryça como servidora pública do Município de Pinhão, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes.

Dia Nacional da Visibilidade Surda - 26 de setembro

por Danieli — publicado 28/09/2021 14h45, última modificação 28/09/2021 14h42
A professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes, faz uso da tribuna para tratar do tema e desse dia tão importante para a Comunidade Surda.
Dia Nacional da Visibilidade Surda - 26 de setembro

Professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes

Na Sessão Ordinária de 27 de setembro, o uso da tribuna também foi destinado a uma importante reflexão, sobre os direitos e a inclusão das pessoas surdas na sociedade, tendo em vista o Dia Nacional da Visibilidade Surda ocorrido no último domingo, dia 26 de setembro.

A convite do Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos, a professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes fez uso da tribuna, onde destacou a importância desta reflexão e deste dia 26 de setembro, para a Comunidade Surda.

Nas palavras da professora Martha “A única comunicação que falta é a libras, o surdo não nasceu para ser dependente, muito pelo contrário, ele quer ser independente, e ele só não o é, porque precisa de alguém que fale a língua dele, e muitas vezes ele não tem isso (...) Então 26 de setembro, o dia da visibilidade surda, o dia da visibilidade da língua, é o dia de pedir respeito a esta comunidade que faz parte da nossa sociedade, aliás sempre fizeram. ”

Importante destacar aqui, que a Câmara Municipal de Vereadores de Pinhão conta com a presença de interprete de libras para a transmissão das Sessões Ordinárias, desde janeiro de 2021, já que está é uma das obrigatoriedades previstas em lei, além do reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de libras para professores e do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva.

Câmara realiza a entrega de Moção a Senhora Maria Sirlene Dellê Lima

por Danieli — publicado 28/09/2021 11h40, última modificação 28/09/2021 11h40
Maria Sirlene atuou na Secretaria Municipal de Saúde durante 37 anos.
Câmara realiza a entrega de Moção a Senhora Maria Sirlene Dellê Lima

Senhora Maria Sirlene Dellê Lima e Vereadores

A Câmara de Vereadores de Pinhão por iniciativa do Vereador Samoel Ribeiro (PSB), realizou na sessão de 27 de setembro de 2021, a entrega de Moção de Congratulação a Senhora Maria Sirlene Dellê Lima pelos serviços prestados a comunidade de Pinhão, enquanto cidadã e servidora pública na Secretaria Municipal de Saúde durante 37 anos, desde 09 de julho de 1984.

Nas palavras do Vereador Samoel “Falar da Maria é muito fácil, eu tive a grata satisfação nesses meus 11 anos de concurso aqui em Pinhão, pelo menos uns 7 estarmos trabalhando juntos. Uma pessoa com quem eu aprendi muito, com sua experiência de vida, foram muitas alegrias, muito companheirismo, também várias batalhas. ”

E em reconhecimento à trajetória da Srª Maria Sirlene Dellê Lima como servidora pública no Município de Pinhão, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes.

Câmara de Vereadores homenageia Edwarda de Oliveira Dias (Duda Dias)

por Danieli — publicado 28/09/2021 09h55, última modificação 28/09/2021 14h50
Paratleta de vôlei sentado nascida em Pinhão-Pr, conquista medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio.
Câmara de Vereadores homenageia Edwarda de Oliveira Dias (Duda Dias)

Edwarda Dias e Vereadores

Por inciativa do Vereador e Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT), foi realizada na Sessão Ordinária do dia 27 de setembro, a entrega da Moção de Congratulação em homenagem a Edwarda de Oliveira Dias, pela conquista da medalha de bronze com a seleção brasileira de vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021.

“Essa conquista nos enche de orgulho, a toda população de nosso município, que torce pelo sucesso da seleção brasileira e pelo sucesso pessoal da jovem atleta pinhãoense. Essa conquista é consequência de sua força de vontade, disciplina, talento e determinação. Desejamos sucesso em sua vida repleta de vitórias, títulos, medalhas. Nós pinhãoenses estamos radiantes com mais está conquista. ” (Leitura da Moção feita pelo Presidente Israel de Oliveira Santos).

Edwarda Dias nasceu em Pinhão-Pr e entrou para a Seleção Brasileira de vôlei sentado aos 13 anos (tendo praticado a modalidade desde os 9 anos), assim mudou-se para Suzano-São Paulo para poder treinar. Duda Dias como é chamada carinhosamente por todos, já participou de vários campeonatos representando o Brasil, conquistando duas medalhas de bronze nas duas Paralimpíadas que participou (Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020-2021), além de medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos (Toronto 2015) e ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens (São Paulo 2017).

Em reconhecimento à trajetória da paratleta Edwarda Dias, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes.

 

Ato alusivo ao Dia Municipal de Alfabetização (19 de Setembro).

por Danieli — publicado 21/09/2021 14h30, última modificação 21/09/2021 14h48
O Dia Municipal de Alfabetização será comemorado anualmente no dia 19 de setembro, passando a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais e do Calendário Escolar no Município de Pinhão - PR.
Ato alusivo ao Dia Municipal de Alfabetização (19 de Setembro).

Vereadores, Vereadora Luzyanna e Professora Graciele Amaral

Durante a Sessão Ordinária de ontem, 20 de setembro de 2021, foi realizado um ato alusivo ao dia Municipal de Alfabetização, instituído a partir da Lei N. º 2.110/2020 de 16/09/2020 de autoria do Vereador Israel (PT). O Dia Municipal de Alfabetização será comemorado anualmente no dia 19 de setembro e passará a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais e do Calendário Escolar no Município de Pinhão - PR.

Nas palavras do Vereador Israel “A Lei tem por objetivo principal a valorização e reflexão sobre o processo de alfabetização. Dessa forma, não poderíamos deixar de trazer aqui tal manifestação, e aproveitar o momento para homenagear a todos os educadores e alfabetizadores de Nosso Município, pelo belíssimo e valoroso trabalho que desenvolvem”. (Israel de Oliveira Santos).

Para receber em nome de todos educadores e alfabetizadores a homenagem por esse trabalho tão importante que é alfabetizar, a Câmara Municipal de Vereadores convidou a Professora e Alfabetizadora Graciele de Fátima Amaral, Formada em Letras e graduanda de Pedagogia, Pós-graduada em Tecnologias Educacionais e Educação do Campo, Professora da Educação Infantil e séries iniciais desde 2004, sendo Alfabetização e Letramento uma das suas principais áreas de atuação.

Ao fazer uso da tribuna, a Professora Graciele Amaral através de uma bela história, sobre a prática da professora Stela Graciane (PUC-SP) em alfabetização de crianças de rua na Praça da Sé em São Paulo, fala da importância da alfabetização para a vida das pessoas e para a construção da sociedade, do trabalho dos professores alfabetizadores e da prática em geral de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. 

Na ocasião, houve destaque também para o Centenário de Paulo Freire, educador e filósofo, reconhecido como Patrono da Educação Brasileira e importante teórico para a área da Educação e Pedagogia, ocorrido no dia 19 de setembro de 2021. 

Câmara recebe visita dos alunos do 7º Ano do Colégio Expressão

por Danieli — publicado 14/09/2021 15h55, última modificação 14/09/2021 16h40
Câmara recebe visita dos alunos do 7º Ano do Colégio Expressão

Vereador Elias e os alunos do Colégio Expressão

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de setembro de 2021, estiveram visitando as dependências da Câmara Municipal de Pinhão os alunos do 7º Ano do Colégio Expressão, acompanhados pelos professores da disciplina de Geografia, Filosofia e Inovação, Claudemir e Fabrício.

Como relatado pelo professor Claudemir a motivação da visita à Câmara de Vereadores, surgiu a partir de uma discussão em sala de aula, na disciplina de geografia, onde a temática era sobre o papel do Vereador em nossa sociedade.

O Vereador Elias Prestes (PP) foi o responsável pela condução da visita, o qual a partir de seu gabinete conduziu os alunos as demais estruturas da Câmara. Durante a visita foi expondo os trabalhos realizados pela Câmara Municipal, sobretudo, a respeito do papel dos Vereadores, sempre enfatizando a importância da Vereança, assim como, da participação da sociedade e dos educandos junto ao Legislativo.

Câmara Municipal homenageia o Servidor Municipal Luiz Autério da Silva Ramos

por Danieli — publicado 14/09/2021 13h40, última modificação 14/09/2021 16h22
Câmara Municipal homenageia o Servidor Municipal Luiz Autério da Silva Ramos

Vereadores, Vereadora e Homenageado Luiz Autério

Em Sessão Ordinária do dia 13 de setembro de 2021, foi realizada a entrega da Moção de Congratulação em homenagem ao Servidor Público Municipal Senhor Luiz Autério da Silva Ramos, pelos serviços prestados a comunidade de Pinhão, enquanto cidadão e servidor público ocupante do cargo de motorista de veículos pesados desde 13 de julho do ano de 2012.

O homenageado ao fazer uso da tribuna, fala da importância do serviço público prestado de forma responsável e com dedicação, e faz seu agradecimento em estar sendo reconhecido pelo seu trabalho “Eu agradeço muito pela homenagem, pela Moção e fico muito feliz, muito honrado, e isso realmente me motiva a ser o que eu sou e melhorar ainda mais”. (Luiz Autério da Silva Ramos).

Em reconhecimento à trajetória do Sr. Luiz Autério da Silva Ramos como servidor público do Município de Pinhão, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes.

Câmara realiza entrega de Moção ao Senhor Adilson José Novakoski

por Danieli — publicado 14/09/2021 13h30, última modificação 14/09/2021 16h23
Câmara realiza entrega de Moção ao Senhor Adilson José Novakoski

Vereadores, Vereadora e Homenageado Adilson José Novakoski

Na noite de ontem, 13 de setembro de 2021, os Vereadores realizaram a entrega de Moção de Congratulação ao Senhor Adilson José Novakoski, popular Magrão, pelos relevantes serviços prestados a comunidade pinhãoense, enquanto cidadão, servidor público e como membro de diversos conselhos no Município.

Após leitura da Moção, o homenageado faz uso da tribuna em agradecimento a homenagem recebida pelos Vereadores e relata um pouco de sua atuação, em especial pela sua trajetória prestando serviços voluntários “Trago muito da minha mãe, ela me ensinou em se trabalhar de forma voluntária sem visar nada financeiro, mas em prol de uma sociedade” (Adilson José Novakoski). Destacando a importância do trabalho voluntário agradece a oportunidade que teve em mostrar seu trabalho à sociedade.   

Em reconhecimento à trajetória do Sr. Adilson José Novakoski, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes.

Realizada entrega de Moção de Congratulação ao Sr. João Batista de Oliveira

por Danieli — publicado 31/08/2021 14h25, última modificação 14/09/2021 16h26
Em homenagem ao Servidor Público Municipal, pelos serviços prestados ao longo de 36 anos.
Realizada entrega de Moção de Congratulação ao Sr. João Batista de Oliveira

Vereadores e Homenageado

Por inciativa do Vereador Elias Prestes (PP), foi realizada na Sessão Ordinária do dia 30 de agosto, a entrega da Moção de Congratulação em homenagem ao Servidor Público (hoje aposentado) o Sr. João Batista de Oliveira, pelos serviços prestados ao longo de 36 anos, desses, 31 anos atuando na Prefeitura, na antiga Secretaria de Obras, hoje Secretaria de Habitação.

“É com grande satisfação que a gente faz uma homenagem a um servidor da Prefeitura, um senhor que a gente tem muito respeito, por conhecer a sua luta desde 1994, quando fizemos estágio na Prefeitura. É com muito orgulho Seu João Batista que neste mês de agosto, pude testemunhar a assinatura de sua aposentadoria, para mim foi uma emoção grande. ” (Vereador Elias Prestes)

Em reconhecimento à trajetória do Sr. João Batista de Oliveira como servidor público do Município de Pinhão, a Câmara de Vereadores concede esta Moção de Congratulação, assinada por todos os Vereadores e Vereadora presentes. 

Câmara homenageia os Senhores Mário Torres, Sebastião Arzírio e Hélio Hanel

por Danieli — publicado 31/08/2021 14h20, última modificação 31/08/2021 14h55
Três importantes personalidades que contribuíram grandemente com a ornamentação da Vila e criação do Jardim Botânico em Faxinal do Céu
Câmara homenageia os Senhores Mário Torres, Sebastião Arzírio e Hélio Hanel

Vereadores e Homenageados

Na Sessão Ordinária do dia 30 de agosto, é realizada por inciativa da Vereadora Luzyanna Rocha Tavares (PSD) a entrega do título de Cidadão Honorário a Mário Torres e duas Moções de Congratulações aos Senhores Sebastião Arzírio e a Hélio Hanel. Três importantes personalidades que contribuíram de forma muito significativa para a criação e manutenção do Jardim Botânico de Faxinal do Céu, assim como para a ornamentação da Vila como um todo. Dedicados e conhecedores da beleza e riqueza de Faxinal do Céu.

Nas palavras da Vereadora Luzyanna “É uma grande alegria e uma honra entregar o título de Cidadão Honorário ao querido Sr. Mário Torres, idealizador e maior responsável pela existência do Jardim Botânico de Faxinal do Céu. Aproveitamos a oportunidade e entregamos a Moção de Congratulações ao Sr. Sebastião Arzírio e ao Sr. Hélio Hanel que abraçaram esta causa e realizaram o lindo trabalho de tornar Faxinal do Céu e o Jardim Botânico conhecidos e admirados até mesmo internacionalmente”.

Desse reconhecimento compartilham também os demais Vereadores presentes, os quais parabenizam os Senhores Mário Torres, Sebastião Arzírio e Hélio Hanel pela dedicação e contribuição para com um espaço tão importante do Município de Pinhão.    

Poder Legislativo e Executivo discutem a questão de Faxinal do Céu – Pinhão/PR

por Danieli — publicado 27/08/2021 13h55, última modificação 27/08/2021 14h00
Na ocasião foi discutida a criação de uma Lei Especifica que garanta a preservação desses espaços, em especial do Jardim Botânico.
Poder Legislativo e Executivo discutem a questão de Faxinal do Céu – Pinhão/PR

Representantes do poder Legislativo e Executivo de Pinhão

Na manhã de ontem, 26 de agosto de 2021, os vereadores representantes da Comissão Especial de acompanhamento do processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu, Edson Adrian Pereira (PSB), Elias Prestes (PP) e Jean Henrique Costa Dellê (MDB) acompanhados do Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) e do Vereador Samoel Ribeiro (PSB), participaram de uma reunião no Gabinete do Prefeito José Vitorino Prestes (PSB), também se fizeram presentes o Vice-Prefeito Valdecir Biasebetti, Dr. Sérgio Lopes, Dra. Matilde Martins Abreu, a Secretária de Administração Juliana Tesseroli e o Secretário de Finanças Cleverson Muhlstedt dos Santos.

Após um breve relato feito pelo Presidente do Legislativo Israel de Oliveira Santos, a respeito do andamento dos trabalhos da Comissão Especial (criada pela Câmara especificamente para acompanhar a questão de Faxinal do Céu), discutiu-se a criação de uma Lei Especifica para o tombamento de parte da Vila Residencial da Copel, principalmente da área que compreende o Jardim Botânico como Patrimônio do Município de Pinhão (lembrando que essa definição necessita de um estudo mais aprofundado, e que o mesmo será necessário para a construção da Lei de Tombamento).  

É de consenso, tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo a importância de Faxinal do Céu para o Município e região, nesse sentido, e enquanto Poder Público é que se discute a criação de uma Lei Especifica, que garanta a preservação desse patrimônio cultural e ambiental. 

Durante a reunião foi acordado que a Prefeitura já dará início a construção do Projeto de Lei, e a partir de então serão tomados os próximos passos.

Para saber mais sobre:

Tombamento: <<http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4 >> 

Comissão Especial de acompanhamento do processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu: <<https://pinhao.pr.leg.br/institucional/noticias/e-criada-comissao-especial-para-acompanhar-o-processo-de-desativacao-da-vila-residencial-de-faxinal-do-ceu>>

 

 

 

 

Câmara Municipal de Pinhão recebe visita de Vereadoras da Câmara Municipal de Guarapuava

por Danieli — publicado 26/08/2021 16h10, última modificação 26/08/2021 16h11
As Vereadoras Professora Terezinha e Cris Wainer visitam a Câmara Municipal de Pinhão com objetivo de conhecer as iniciativas de modernização iniciadas pela Mesa Diretora (gestão 2021-2022).
Câmara Municipal de Pinhão recebe visita de Vereadoras da Câmara Municipal de Guarapuava

Vereadores da Câmara Municipal de Pinhão e Vereadoras da Câmara Municipal de Guarapuava

Na tarde do dia 25 de agosto, a Câmara recebe a visita das Vereadoras Professora Terezinha (PT), e Cris Wainer (PT). Na ocasião, o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos, o Vice-Presidente Luiz Hamilton Kitcky e o Vereador Edson Francesconi de Oliveira apresentaram a estrutura da Casa Legislativa e as iniciativas de modernização iniciadas pela Mesa Diretora (gestão 2021-2022), como a instalação de rastreadores nos carros da Câmara; o sistema de votação eletrônica; contratação de interprete de libras e o Projeto da Câmara Sustentável com a instalação de placas solares, sistema de captação da água da chuva e separação de resíduos.

Além das inciativas trazidas, os Vereadores colocaram em pauta a questão de Faxinal do Céu, comentaram sobre a Constituição da Comissão Especial de acompanhamento do processo desativação de Faxinal do Céu. Sobre essa questão as Vereadoras se colocaram disposição, com objetivo de dar mais visibilidade a essa pauta que julgam de grande importância para toda a região.

Câmara realiza entrega de equipamentos de informática e eletrônicos para Prefeitura Municipal

por Danieli — publicado 26/08/2021 15h50, última modificação 27/08/2021 16h23
Os equipamentos foram substituídos no processo de informatização e modernização da Câmara Municipal, mas que podem ser utilizados em outros espaços da Prefeitura Municipal.
Câmara realiza entrega de equipamentos de informática e eletrônicos para Prefeitura Municipal

Presidente da Câmara Israel e Secretária de Administração Juliana Tesseroli

Na manhã do dia 25 de agosto de 2021, o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) juntamente com os Vereadores Jean Henrique Costa Dellê (MDB) e Alexandro Caldas Camargo (PP) realizaram a entrega de equipamentos de informática e eletrônicos para Prefeitura Municipal, os quais foram substituídos no processo de informatização e modernização da estrutura da Câmara Municipal.

Foram entregues 9 (nove) Laptop (notbook) marca Aceer; 2 (dois) Laptop (notbook) Megaware; 1 (uma) impressora mono phaser, marca Xerox e 11 (onze) aparelhos de telefones celulares sansung, J5 Duos. Os mesmos, passam a compor o patrimônio da Prefeitura Municipal, e por apresentarem em sua maioria bom estado de conservação podem ser utilizados em outros espaços que compreendem o Poder Executivo Municipal.

No ato de entrega estiveram presentes a Secretária de Administração Juliana Tesseroli, o Secretário de Educação João Maria Camargo e representantes do Setor de TI (Tecnologia da Informação) e de Patrimônio da Prefeitura Municipal.

Câmara autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal

por Danieli — publicado 26/08/2021 15h10, última modificação 26/08/2021 15h50
O Anteprojeto de Lei prevê empréstimo de até R$ 10.980.000,00 (dez milhões novecentos e oitenta mil reais).
Câmara autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal

Plenário da Câmara Municipal de Pinhão

Na última Sessão do dia 23 de agosto de 2021, foi aprovado em regime de urgência especial o Anteprojeto de Lei que prevê a contratação de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no âmbito do Programa FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

Segundo o Projeto de Lei enviado para a Câmara os recursos serão destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, e a realização de reformas e construção de pontes, bueiros e galerias pluviais, pavimentação e recuperação das vias urbanas e rurais e a readequação da iluminação pública. (Projeto de Lei nº 1.137/2021).

Durante a tramitação do Projeto na Câmara, foram realizadas reuniões das Comissões, com representantes do Executivo e da Caixa Econômica Federal, pois houveram vários questionamentos dos Vereadores, inclusive sobre a alta dos Juros se a operação de crédito fosse realizada com o Banco de Fomento do Estado do Paraná como era o Projeto inicial do Executivo. Com isso, foram possíveis modificações que trouxeram melhores condições para a execução da operação de crédito.

Nas palavras do Presidente Vereador Israel de Oliveira Santos (PT) “Toda essa discussão foi muito útil, permitiu ao município poder fazer um empréstimo maior, com melhores garantias e menor taxa de juros, quem ganhou foi a população, esse é o nosso trabalho, defender os interesses dos pinhãoenses. ”

O Anteprojeto de Lei pode ser acessado na integra através: https://sapl.pinhao.pr.leg.br/materia/354

Câmara participa de Live da RSN - "O Futuro de Faxinal do Céu"

por Danieli — publicado 19/08/2021 11h15, última modificação 19/08/2021 11h37
Câmara participa de bate-papo sobre o Futuro de Faxinal do Céu promovido pela Rede Sul de Notícias - RSN
 Câmara participa de Live da RSN -  "O Futuro de Faxinal do Céu"

Vereadores Israel Santos e Jean Dellê no Studio da RSN

Na tarde de ontem, 18 de agosto de 2021, o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) e o Vereador Jean Henrique Costa Dellê (MDB) participaram da Live “O Futuro de Faxinal do Céu” promovida pela Rede Sul de Notícias.

Desde a criação em 19 de abril de 2021, da Comissão Especial de acompanhamento do processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu, a Câmara tem acompanhado e promovido vários debates em torno desse tema.

Nas palavras do Vereador Jean Dellê “(...) é importante estar trazendo ao conhecimento de toda a comunidade o que vem acontecendo no Município, porque interfere diretamente na questão econômica da nossa região, tendo em vista a importância de Faxinal do Céu para a nossa comunidade. ” Destaca também, a importância de envolver a sociedade civil organizada, bem como a imprensa nesse processo.

O Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos relata os trabalhos realizados pela Comissão Especial até então, destacando a preocupação dos Vereadores para com a questão, no que se refere ao problema social que a desativação de Faxinal do Céu poderá causar ao Município, além do risco de se ter um problema ambiental.

“Nós temos que fazer nossa parte, e por isso da constituição da Comissão Especial, para puxar essa discussão. A gente tem conversado bastante com o poder Executivo, para ver a possibilidade de fazer o tombamento do Jardim Botânico e até mesmo de seu entorno, também com a Unicentro. ” (Israel de Oliveira Santos).

Segundo o Presidente Israel é de fundamental importância que essa discussão seja levada a toda a região, e que para contribuir com a construção desse processo estejam envolvidas a academia, o poder público e a iniciativa privada.

Os trabalhos da Comissão Especial continuam, mais detalhes podem ser acompanhados pelo site da Câmara: https://pinhao.pr.leg.br/ , onde também já constam outras matérias referentes a essa temática.

A Live completa pode ser acessada através:  https://www.facebook.com/portalRSN/videos/388613909325166 .

Câmara instaura duas Comissões Especiais de Inquérito - CEIs

por Danieli — publicado 17/08/2021 14h40, última modificação 23/08/2021 15h55
Em uma única sessão Vereadores votam para a abertura de duas CEIs
Câmara instaura duas Comissões Especiais de Inquérito - CEIs

Sessão 16/08/2021

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 16 de agosto de 2021, foram votados e aprovados dois requerimentos, de nº 11 e nº 18 de 2021, para a constituição de Comissão Especial de Inquérito - CEI. Cada comissão será composta por 5 (cinco) Vereadores, com o objetivo de investigar as denúncias.

Uma delas protocolada na Câmara Municipal no dia 30/04/2021, feita por Nicolli Meira Stler (ex-Assessora de Vereança), com acusação de quebra de decoro parlamentar e de improbidade administrativa contra a Vereadora Luzyanna Rocha Tavares (PSD).

E a segunda denúncia, recebida por e-mail, em 16/07/2021, sobre irregularidades nos Processos de Licitação – Pregões nº de 12 e nº 31/2021 do Poder Executivo Municipal, bem como o fato de um veículo em nome da Primeira Dama do Município estar prestando serviço à empresa vencedora das Licitações para prestação de serviço de manutenção e limpeza pública.

Após aprovados os pedidos, a respeito da acusação feita a Vereadora Luzyanna Rocha Tavares com 7 votos favoráveis e 5 contrários, foi realizada a composição da CEI, pelos Vereadores: Elias Prestes (PP), Samoel Ribeiro (PSB), Jean Henrique Costa Dellê (MDB), Vinícius Dartanhã Terleski de Oliveira (Podemos) e Aroldo Antunes Domingues (Cidadania).

A denúncia contra o Executivo Municipal foi aprovada por unanimidade, e a Comissão composta pelos Vereadores: Luzyanna Rocha Tavares (PSD), Edson Adrian Pereira (PSB), Edson Francesconi (PT), Alexandro Caldas Camargo (PP) e Cleverson da Cruz Cordeiro (Avante).

Ambas as comissões contam com um prazo de 90 (noventa dias) para a formação, instalação, investigação e conclusão dos trabalhos. 

Mesa Diretora (Biênio 2021-2022) – As principais ações 1º Semestre de 2021

por Danieli — publicado 30/07/2021 13h35, última modificação 30/07/2021 13h54
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pinhão destaca as principais ações deste 1º Semestre.
Mesa Diretora (Biênio 2021-2022) – As principais ações 1º Semestre de 2021

Câmara Municipal de Pinhão

Desde janeiro de 2021, as ações da Mesa Diretora desta Casa de Leis (Biênio 2021-2022), composta pelos Vereadores Israel de Oliveira Santos – PT (Presidente); Luiz Hamilton Kitcky - PT (Vice-Presidente); Alexandro Caldas Camargo – PP (Primeiro-Secretário) e Jean Henrique Costa Dellê – MDB (segundo-Secretário) tem sido voltadas à modernização da estrutura, do sistema administrativo e legislativo, bem como, a aproximação das ações da Câmara de Vereadores para com a comunidade.

Foram instalados rastreadores nos carros da Câmara, trazendo maior controle da frota e evitando o uso indevido dos carros oficiais. Também foram substituídas as chaves do prédio por acesso biométrico, evitando o acumulo e feitio de novas cópias.   

Seguindo essa linha de modernização para uma gestão pública mais tecnológica e eficiente, foram adquiridos aparelhos tecnológicos necessários a esse novo contexto e implantadas duas importantes ferramentas que informatizam o processo legislativo, o sistema de votação eletrônica e a atualização do site da Câmara para um novo portal eletrônico, ambos integrados ao sistema Interlegis do Senado Federal e sem gerar custos para a Câmara.

Outras ações de relevância pública também merecem destaque neste primeiro semestre, sendo elas: a revisão, aprovação e entrega do Plano Diretor; entrega de um veículo para o Executivo Municipal; contratação de interprete de libras para as transmissões das sessões, e a criação da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu.

Ações estas, que trazem modernização, maior transparência e acesso a informação pela população, assim como uma Câmara mais educativa e sustentável. Já tendo outros projetos para serem implantados neste segundo semestre, como a instalação de placas solares (em andamento) e sistema de captação da água da chuva e separação de resíduos; revisão do Regimento Interno (em andamento); retomada da Câmara Mirim; e implantação das sessões itinerantes, (essas duas últimas estão condicionadas ao advento da COVID 19).

Iniciada a instalação de painéis solares no prédio da Câmara

por Danieli — publicado 22/07/2021 16h20, última modificação 23/07/2021 09h14
A Câmara Municipal de Vereadores é o primeiro prédio público do Município a investir nessa tecnologia de placas solares.
Iniciada a instalação de painéis solares no prédio da Câmara

Painéis solares - Câmara Municipal de Pinhão

Nesta semana foi dado início ao processo de instalação dos painéis solares no prédio da Câmara Municipal, este que é um projeto da nova gestão (Mesa Diretora biênio 2021-2022).

Nas palavras do Presidente Vereador Israel de Oliveira Santos (PT) “A proposta é que a Câmara Municipal de Pinhão se torne referência, sendo o primeiro prédio público do Município a buscar inciativas mais sustentáveis para sua estrutura. Esperamos com essa ação impulsionar outros projetos nessa linha sustentável para o município, buscando enquanto Câmara de Vereadores contribuir para uma educação para a sustentabilidade. ”  

A contratação de fornecimento e instalação de sistema de gerador solar fotovoltaico está de acordo com a Resolução Normativa nº 482/2012 e 687 da ANEEL e previsto na NTC 905200 da COPEL, e vem ao encontro de um contexto em que a energia solar tem conquistado cada vez mais empresas e residências no Brasil. Nesse sentido, com o barateamento da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a geração de energia fotovoltaica tem se estabelecido como tendência para os próximos anos.  

O Setor de Finanças e Planejamento da Câmara Municipal cita os pontos positivos da implantação do sistema de geração de energia solar, sendo: um recurso completamente renovável, limpo e que não causa nenhum tipo de poluição, nem sonora, nem visual; uma das mais baratas maneiras de se produzir a própria energia; a vida útil do painel pode durar até 25 anos e o prazo de retorno dos investimentos é de aproximadamente 4,5 anos; a economia total na conta de luz pode chegar até 95%; a energia solar confere mais independência em relação a quedas, por ser instalada por meio dos sistemas on-grid, e além disso, para sistemas conectados à rede, toda energia excedente vira créditos com validade de até cinco anos.

Além da instalação dos painéis solares, será implantado também um sistema de captação da água da chuva e separação de resíduos.

Câmara aprova LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022

por Danieli — publicado 21/07/2021 09h15, última modificação 23/07/2021 09h14
Câmara aprova LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022

Plenário da Câmara Municipal de Pinhão

Em sessão extraordinária realizada no dia 19 de julho de 2021, os Vereadores aprovaram em única discussão e única votação o Anteprojeto de Lei Nº 1.128/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias, para o exercício de 2022.

A LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, é um importante documento da gestão pública que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (2022-2025), traça metas, prioridades e regras referentes as despesas dos poderes para o ano de 2022. 

O Anteprojeto de Lei pode ser acessado na integra através: https://sapl.pinhao.pr.leg.br/materia/153

Ações do documento