Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História

por Interlegis — última modificação 11/03/2021 16h03

         Os primitivo habitantes da região onde hoje se localiza o município de Pinhão, foram indígenas que tinham sua aldeias localizadas nos “Campos de Pinhão”.

        Naquele local, surgiu um pequeno povoado com o nome de Vila Nova do Pinhão e que teve como seus primeiros moradores, Silvério de Oliveira e sua mulher, Antônia Maria de Jesus, os quais doaram a seus filhos, em 1844, um imóvel denominado Pinhão. Estes, face as contínuas lutas com os indígenas, construíram, para sua defesa, uma grande casa toda de pedra, onde se alojaram.
      Mais tarde, instalaram-se na localidade, Job Azevedo, comerciante, além de Pedro Secundino da Silveira, Antônio Prestes da Rocha, e Felisberto de Souza Bueno, estes responsáveis pela construção da capela do Divino Espírito Santo.
        Pinhão, denominação do município, é o fruto do pinheiro, árvore existente em grande quantidade na região e que foi, também, o nome dado ao imóvel construído pelos seus primeiros povoadores.

Formação Administrativa

        Em divisão territorial datada de 31-12-1937, figura no município Guarapuava o distrito de Pinhão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.
       Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhão, pela lei estadual n.º 4823, de 18-02-1964, desmembrado do município de Guarapuava. Sede no antigo distrito de Pinhão. Constituído de 2 distritos: Pinhão e Pedro Lustoza, ambos desmembrados do município de Guarapuava. Instalado em 14-03-1965. Pela lei estadual nº 5149, de 07-06-1965, foram criados os distritos de Bom Retiro, Faxinal do Céu, Pinhalzinho e Reserva e anexados ao município de Pinhão.
        Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o município é constituído de 6 distritos: Pinhão, Bom Retiro, Faxinal do Céu, Pedro Lustoza , Pinhalzinho e Reserva.
        Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Pela lei estadual nº 11163, de 04-09-1995, desmembra do município Pinhão os distritos de Reserva e Pedro Lustosa, para constituir o novo município com a denominação de Reserva do Iguaçu.
        Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 4 distritos: Pinhão, Bom Retiro, Faxinal do Céu e Pinhalzinho.
        Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Fonte: Biblioteca IBGE.

  

 

 

         

      Telefones e e-mails


Mídias Sociais

Facebook   Youtube 

TV Legislativa

 

Para assistir as sessões ...  Clique aqui

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo