Ato alusivo ao Dia Municipal de Alfabetização (19 de Setembro).

por Danieli — publicado 21/09/2021 14h30, última modificação 21/09/2021 14h48
O Dia Municipal de Alfabetização será comemorado anualmente no dia 19 de setembro, passando a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais e do Calendário Escolar no Município de Pinhão - PR.
Ato alusivo ao Dia Municipal de Alfabetização (19 de Setembro).

Vereadores, Vereadora Luzyanna e Professora Graciele Amaral

Durante a Sessão Ordinária de ontem, 20 de setembro de 2021, foi realizado um ato alusivo ao dia Municipal de Alfabetização, instituído a partir da Lei N. º 2.110/2020 de 16/09/2020 de autoria do Vereador Israel (PT). O Dia Municipal de Alfabetização será comemorado anualmente no dia 19 de setembro e passará a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais e do Calendário Escolar no Município de Pinhão - PR.

Nas palavras do Vereador Israel “A Lei tem por objetivo principal a valorização e reflexão sobre o processo de alfabetização. Dessa forma, não poderíamos deixar de trazer aqui tal manifestação, e aproveitar o momento para homenagear a todos os educadores e alfabetizadores de Nosso Município, pelo belíssimo e valoroso trabalho que desenvolvem”. (Israel de Oliveira Santos).

Para receber em nome de todos educadores e alfabetizadores a homenagem por esse trabalho tão importante que é alfabetizar, a Câmara Municipal de Vereadores convidou a Professora e Alfabetizadora Graciele de Fátima Amaral, Formada em Letras e graduanda de Pedagogia, Pós-graduada em Tecnologias Educacionais e Educação do Campo, Professora da Educação Infantil e séries iniciais desde 2004, sendo Alfabetização e Letramento uma das suas principais áreas de atuação.

Ao fazer uso da tribuna, a Professora Graciele Amaral através de uma bela história, sobre a prática da professora Stela Graciane (PUC-SP) em alfabetização de crianças de rua na Praça da Sé em São Paulo, fala da importância da alfabetização para a vida das pessoas e para a construção da sociedade, do trabalho dos professores alfabetizadores e da prática em geral de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Na ocasião, houve destaque também para o Centenário de Paulo Freire, educador e filósofo, reconhecido como Patrono da Educação Brasileira e importante teórico para a área da Educação e Pedagogia, ocorrido no dia 19 de setembro de 2021.