Câmara Municipal de Pinhão melhora seu índice de Transparência

por Danieli — publicado 01/08/2022 15h15, última modificação 01/08/2022 15h46
Em análise preliminar segundo o Índice de Transparência da Administração Pública – ITP, a Câmara Municipal de Pinhão se encontra na 27ª posição em relação as 399 Câmaras Municipais do Estado do Paraná.
Câmara Municipal de Pinhão melhora seu índice de Transparência

Portal Eletrônico Câmara Municipal de Pinhão

Em análise preliminar, a Câmara Municipal de Pinhão se encontra na 27ª posição em relação as 399 Câmaras Municipais do Estado do Paraná.

“O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos.” (https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ferramentas-indice-de-transparencia-da-administracao-publica-itp/317844/area/250).

Esse resultado representa o trabalho desempenhado pela Câmara para implantação e melhoraria das ferramentas necessárias para uma maior transparência da gestão pública. Através de um portal eletrônico que permita o acesso as informações de maneira mais clara e eficaz para a população, este que segundo a Lei de Acesso à Informação (LAI) - federal nº 12.527/2011, é um direito do cidadão e dever do estado, e que contribui para a eficiência do Poder Público, para diminuição da corrupção e eleva a participação social.

Acessando <<https://www.pinhao.pr.leg.br/>> o cidadão encontrará várias informações que contribuem para o bom desenvolvimento do serviço público, como o acesso ao portal da transparência, onde encontrará (relatórios; leis; atos oficiais; receita; pessoal; licitações; orçamento, dentre outros documentos administrativos) e ao Serviço de Apoio ao Processo Legislativo – SPL, que traz informações sobre os (Parlamentares; Mesa Diretora; Comissões; Sessões Plenárias e suas pautas; as normas jurídicas; matérias em tramitação e relatórios) e outras. Além disso, saber mais sobre a estrutura e trabalhos realizados pelo Legislativo Municipal e entrar em contato, utilizar-se do serviço de ouvidoria e fazer pedidos de informações que ainda não estejam publicadas.