Dia Nacional da Visibilidade Surda - 26 de setembro

por Danieli — publicado 28/09/2021 14h45, última modificação 28/09/2021 14h42
A professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes, faz uso da tribuna para tratar do tema e desse dia tão importante para a Comunidade Surda.
Dia Nacional da Visibilidade Surda - 26 de setembro

Professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes

Na Sessão Ordinária de 27 de setembro, o uso da tribuna também foi destinado a uma importante reflexão, sobre os direitos e a inclusão das pessoas surdas na sociedade, tendo em vista o Dia Nacional da Visibilidade Surda ocorrido no último domingo, dia 26 de setembro.

A convite do Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos, a professora e interprete de libras Martha Loureiro Gomes fez uso da tribuna, onde destacou a importância desta reflexão e deste dia 26 de setembro, para a Comunidade Surda.

Nas palavras da professora Martha “A única comunicação que falta é a libras, o surdo não nasceu para ser dependente, muito pelo contrário, ele quer ser independente, e ele só não o é, porque precisa de alguém que fale a língua dele, e muitas vezes ele não tem isso (...) Então 26 de setembro, o dia da visibilidade surda, o dia da visibilidade da língua, é o dia de pedir respeito a esta comunidade que faz parte da nossa sociedade, aliás sempre fizeram. ”

Importante destacar aqui, que a Câmara Municipal de Vereadores de Pinhão conta com a presença de interprete de libras para a transmissão das Sessões Ordinárias, desde janeiro de 2021, já que está é uma das obrigatoriedades previstas em lei, além do reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de libras para professores e do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva.