Câmara Municipal de Pinhão cria Comissão Especial para acompanhar o processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu

por Danieli — publicado 28/04/2021 14h10, última modificação 23/07/2021 09h26

Foto: reprodução/ Facebook/Faxinal do Céu

Comissão Especial é criada para acompanhar o processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu, bem como sugerir alternativas junto ao governo do Estado, que possam reduzir o impacto social e ambiental em seu entorno. A Comissão Especial está respaldada pelos arts. 69 e 115, § 3º, XI, do Regimento Interno, constituída por três vereadores: Edson Adrian Pereira (PSB), Elias Prestes (PP) e Jean Henrique Costa Dellê (MDB), com o acompanhamento do Presidente Israel de Oliveira Santos (PT). A Comissão foi formada dia 19 de abril de 2021 e a princípio terá um prazo de 180 dias para apresentação de relatórios.

Os trabalhos da Comissão Especial partem de um assunto de interesse público, como colocado pelo Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) “A função da comissão é justamente trazer a comunidade essa demanda e discutir juntamente com a sociedade civil, reitores das universidades e poder público outras possibilidades. A gente quer trazer a discussão para um polo regional, pela importância que tem Faxinal do Céu, pela importância que tem toda aquela região”.

A Vila Residencial de Faxinal do Céu foi construída pela Copel – Companhia Paranaense de Energia, para servir de alojamento aos trabalhadores na Construção da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto na década de 1970, com o passar do tempo se tornou polo de outras atividades como as da área de educação e formação, recebendo inúmeros eventos, também por seu potencial turístico e de interesse ambiental. Com uma vasta estrutura contendo dois anfiteatros, área de alojamentos, hospedaria e um belíssimo jardim botânico, o qual se tornou referência em preservação de plantas nativas, como também estudo e produção de espécies das mais diversas regiões do planeta.

Além do reconhecimento pela sua estrutura e beleza, as atividades em Faxinal do Céu movimentam a região gerando emprego e renda. E com o fim da concessão em 2023 e na tentativa de reduzir gastos, a Vila de Faxinal do Céu corre o risco de ser desativada, sua desativação impacta diretamente a vida de muitas pessoas, desde os funcionários e prestadores de serviços até os moradores das comunidades ao entorno.

Nesse movimento de concessões estatais e privatizações pelo qual passa a Copel, é importante que haja a participação, acompanhamento e criação de espaços voltados ao debate e pautados pelo interesse público.

Assine a petição “Não a desativação da Vila Residencial e do Jardim Botânico” acessando o link abaixo: