Iniciada a instalação de painéis solares no prédio da Câmara

por Danieli — publicado 22/07/2021 16h20, última modificação 23/07/2021 09h14
A Câmara Municipal de Vereadores é o primeiro prédio público do Município a investir nessa tecnologia de placas solares.
Iniciada a instalação de painéis solares no prédio da Câmara

Painéis solares - Câmara Municipal de Pinhão

Nesta semana foi dado início ao processo de instalação dos painéis solares no prédio da Câmara Municipal, este que é um projeto da nova gestão (Mesa Diretora biênio 2021-2022).

Nas palavras do Presidente Vereador Israel de Oliveira Santos (PT) “A proposta é que a Câmara Municipal de Pinhão se torne referência, sendo o primeiro prédio público do Município a buscar inciativas mais sustentáveis para sua estrutura. Esperamos com essa ação impulsionar outros projetos nessa linha sustentável para o município, buscando enquanto Câmara de Vereadores contribuir para uma educação para a sustentabilidade. ”

A contratação de fornecimento e instalação de sistema de gerador solar fotovoltaico está de acordo com a Resolução Normativa nº 482/2012 e 687 da ANEEL e previsto na NTC 905200 da COPEL, e vem ao encontro de um contexto em que a energia solar tem conquistado cada vez mais empresas e residências no Brasil. Nesse sentido, com o barateamento da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a geração de energia fotovoltaica tem se estabelecido como tendência para os próximos anos.

O Setor de Finanças e Planejamento da Câmara Municipal cita os pontos positivos da implantação do sistema de geração de energia solar, sendo: um recurso completamente renovável, limpo e que não causa nenhum tipo de poluição, nem sonora, nem visual; uma das mais baratas maneiras de se produzir a própria energia; a vida útil do painel pode durar até 25 anos e o prazo de retorno dos investimentos é de aproximadamente 4,5 anos; a economia total na conta de luz pode chegar até 95%; a energia solar confere mais independência em relação a quedas, por ser instalada por meio dos sistemas on-grid, e além disso, para sistemas conectados à rede, toda energia excedente vira créditos com validade de até cinco anos.

Além da instalação dos painéis solares, será implantado também um sistema de captação da água da chuva e separação de resíduos.