Presidente da Câmara concede entrevista à Rádio Pioneira

por Danieli — publicado 09/12/2021 17h55, última modificação 10/12/2021 10h41
Fala da atuação do Legislativo Municipal neste ano de 2021 e pauta algumas demandas e projetos para 2022.
Presidente da Câmara concede entrevista à Rádio Pioneira

Presidente Israel de Oliveira Santos em entrevista na Rádio Pioneira

Em entrevista na quarta-feira, 08 de novembro, para o Jornal da Cidade da Rádio Pioneira, o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) fez um resumo dos trabalhos do Legislativo ao longo do ano de 2021. Desde as questões mais estruturais da Câmara, como o processo de votação eletrônica e modernização, projetos implantados, até os assuntos e projetos de maior relevância que foram discutidos e votados pelos parlamentares.

Destaca a questão da modernização e a implantação do Projeto “Câmara Sustentável”, através do qual foram implantados painéis solares que reduziram em 80% o valor gasto com energia elétrica. Dentro dessa linha, se encontra em fase de instalação as cisternas para coleta da água da chuva e a ampliação/reforma de alguns espaços da Câmara, para que todos os vereadores tenham o mesmo tratamento e melhores condições de trabalho, diz o Presidente Israel.

Dos projetos que tramitaram na Casa de Leis e as demandas apresentadas durante este ano, foram destacadas devido a sua relevância: a aprovação do Plano Diretor e a autorização de empréstimo (contratação de crédito pelo Executivo Municipal). Sobre as CEIs (Comissão Especial de Inquérito), o Presidente Israel explica que além do trabalho de legislar, cabe aos Vereadores também fiscalizar, e que tendo recebido as denúncias não poderiam se omitir das investigações, e que as mesmas seguem em andamento.

Com relação ao Orçamento da Câmara e as devoluções ao Executivo Municipal, Israel de Oliveira Santos afirma que através do planejamento realizado já foi possível realizar no mês de novembro um adiantamento no valor de R$ 120.000,00, que será destinado a área do esporte, já o restante, podendo chegar a 700.000,00 reais tem sua devolução programada para acontecer a partir do dia 15 de dezembro e do fechamento das contas de 2021. Tendo em vista vários pedidos, inclusive de instituições que passam por dificuldades, “A gente sempre preza pelo diálogo e pede quando têm essas questões, para que seja priorizadas as entidades, associações que tenham essas dificuldades e não tenham de onde tirar o recurso, e que desenvolvem um trabalho bastante importante socialmente” (Israel de Oliveira Santos).

Para finalizar, o Presidente Israel fala das expectativas para os trabalhos do Legislativo em 2022, destacando alguns projetos que a Mesa Diretora pretende manter para o próximo ano, como é o caso das Sessões Descentralizadas, tendo sido um modelo bastante produtivo em sua avaliação.

Uma outra questão de grande relevância e que exige atenção do poder público Segundo o Presidente Israel, diz respeito ao processo de Desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu, tendo sido criada uma Comissão Especial para acompanhar esse processo “Nós chamamos para nós essa responsabilidade (...) para acompanharmos de perto essa questão social e ambiental. ”

Destaca também a importância do diálogo entre o poder legislativo, executivo e a sociedade, para que as demandas que forem surgindo vão sendo debatidas e resolvidas sempre pensando no interesse público e da comunidade.