Reunião com a Reitoria da Unicentro debate a questão de Faxinal do Céu

por Danieli — publicado 25/06/2021 15h55, última modificação 23/07/2021 09h21
Representantes dos poderes Legislativo e Executivo de Pinhão se reúnem com a Reitoria da Unicentro para tratar de assuntos referentes a Faxinal do Céu.
Reunião com a Reitoria da Unicentro debate a questão de Faxinal do Céu

Representantes dos poderes Legislativo e Executivo de Pinhão, e Reitoria da Unicentro

Na manhã de ontem quinta-feira, 24/06/2021, estiveram reunidos na Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) os representantes da Câmara Municipal, o Vereador e Presidente Israel de Oliveira Santos (PT) e o Vereador Elias Prestes (PP), e da Prefeitura Municipal o Secretário de Finanças Cleverson Muhlstedt dos Santos, juntamente com o Reitor Prof. Fabio Hernandes, o Vice-Reitor Prof. Ademir Juracy Fanfa Ribas e os representantes das Coordenadorias, de Convênios Fabio Horst, Relações Institucionais Prof. Marcio Fernandes e Procuradoria Jurídica Dr. Marcelo Roldão.

O assunto em pauta foi a questão de Faxinal do Céu, no que se refere ao destino da Vila Residencial e Jardim Botânico, tendo em vista o processo de concessões e privatizações pelo qual passa a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e que pode levar a venda da estrutura em Faxinal do Céu.

Na ocasião, e se tratando de um assunto de interesse público e que pode trazer muitos benefícios à comunidade, tanto os Vereadores que se fizeram presentes quanto o representante do poder executivo, destacaram a importância da Unicentro estar envolvida nesse processo. Assim como também, ficou claro o interesse da Universidade em firmar essa parceria, nas palavras do Reitor Prof. Fabio Hernandes “A Unicentro como uma entidade pública que preserva e que também quer transmitir conhecimento, e o Jardim Botânico é isso, dessa forma preservar o Jardim Botânico e tudo que tem ali, é nossa obrigação. (...) Enquanto Gestor da Universidade eu gostaria muito que a sociedade de Pinhão não perdesse esse patrimônio, e que ele possa ficar aberto para a comunidade, para todos. ”

A partir de então, serão realizadas as reuniões, estudos e audiências públicas necessárias para a construção desse processo, que requer um aprofundamento maior com relação aos procedimentos a serem tomados, que envolvem desde articulações entre órgãos públicos e privados até questões legais, captação de recursos e gestão da estrutura. Mas que nas palavras do Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos “Já é um grande avanço, começamos do nada e hoje já temos um caminho, vamos amadurecendo a ideia e expandindo as discussões para construirmos essa caminhada (...), e a participação da Unicentro é fundamental nesse processo”.

A Câmara Municipal de Pinhão vem acompanhando esse processo desde 19/04/2021, a partir da formação de uma Comissão Especial para acompanhar o processo de desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu. Desde então, já foram realizadas várias reuniões, com a Copel, Prefeitura Municipal, Ministério Público e agora com a Universidade.